sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hoje é o Dia da Mentira!




                                     
                                          E por falar nisso...


Pinóquio é um personagem de desenho criado por Carlo Collodi e editado como As Aventuras de Pinóquio num periódico entre 1882 a 1883, com os títulos de "Storia di um Burattino" e "Le Aventure di Pinocchio", ilustradas por Enrico Mazzanti. Em pouco tempo se converteu num clássico da literatura infantil e desde então tem sido utilizado em vários filmes e séries, entre eles um dos mais famosos e admiráveis que é o desenho animado produzido pela Disney em 1940.


"Pinóquio", versão da Disney de 1940

Em 1972 surge um desenho animado japonês de Pinóquio chamado originalmente de "Kashi no Ki Mokku" e em inglês ficou conhecido como "Saban´s Adventures of Pinocchio". A série animada foi produzida pela Tatsunoko Productions e apresentado pela primeira vez em 1972 no Japão e depois também em diversos países. O título deste espetáculo também é conhecido em alguns países como "Mokku Woody the Oak Tree". Nos Estados Unidos foi apresentado todos os domingos pela HBO em 1992. No Brasil esta série foi exibida por diversas emissoras como a Rede Tupi, Rede Record, no SBT, dentro do Programa do Bozo e Show Maravilha, na Rede Globo dentro da TV Colosso e Sessão Aventura.

Esta versão japonesa de Pinóquio contra a história de um boneco de madeira extremamente crédulo, ingênuo, que é trazido a vida por uma fada azul mística. O Pinóquio desta série era mostrado com um personagem cheio de falhas de caráter que tinha que aprender a superar esses defeitos para ser merecedor de se tornar um humano. Algumas dessas falhas incluíam egoísmo, rudeza, insensibilidade, indolência, obstinação, sentir pena de si, estupidez, entre tantas outras.

Ao longo de toda a série Pinóquio, em parte devido a sua própria delinqüência e desobediência repetitiva, passa a sofrer todo tipo de provações e sofrimentos e é atormentado continuamente, perseguido, tiranizado, humilhado, enganado, ridicularizado e sujeito a todos os desagravos e tratamento do seres sub-humanos e assim vai aprendendo a se tornar mais gentil e bondoso.

Todas as cenas dos episódios acontece numa região alpina muito bonita durante o século XIX, com temas místicos que incluem criaturas como vampiros, fadas, bruxas e sereias, animais falando, sem mencionar um boneco vivo. O tema de abertura "Kashi no ki Mokku" (Um carvalho chamado Mokku) é cantando por Kumiko Onoki e o tema de encerramento "Boku wa kanashi ki-no ningyo" (Eu sou um boneco muito triste) por Moon Drops.

"Kashi no Ki Mokku"




Um comentário:

  1. Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir