sábado, 5 de março de 2011

Personagens semelhantes

Neste post, não pretendo discutir sobre o fato de quem copiou quem ou e se foi pura coincidência. Claro que em alguns casos tal personagem acabou servindo de base para o outro. Entre uns confessos e uns que se fazem de desentendido, não importa o motivo da "cópia". Até porque muitos desses casos são como uma homenagem.
Não sou a favor do plágio. Algo copiado não tem o mesmo valor do original, mas em alguns casos percebe-se que há inspiração em determinado personagem para se fazer outro, não propriamente que o cara não teve capacidade de inventar um personagem e resolveu descaradamente copiar um porque não tinha imaginação. Vejamos o caso de Digimon. Óbvio que a produtora resolveu copiar a fórmula de Pokémon para criar o anime. Tá na cara! Embora Digimon tenha atingido um sucesso além das expectativas por se tratar de uma cópia, sua essência não tem nada de original: humanos que cuidam de criaturas que se desenvolvem e por aí vai. Bom, compreendido isso (ou não) abaixo alguns casos de personagens que se assemelham fisicamente com outro. Entre coincidências e homenagens admitidas.

1. Darth Vader x Satan Goss
Quem assistiu Jaspion reparou que, principalmente nos primeiros episódios, a atmosfera e os personagens tinham muito a ver com o mundo Star Wars. Viajante das galáxias, pousava nos planetas e convivia com os mais diferentes seres. No primeiro episódio por exemplo, aparecia um monstro fisicamente parecido com o Jabba the Hutt, aquele alienígena de grandes olhos do Star Wars. Mas a grande semelhança mesmo estão nos seus principais vilões, Satan Goss do Jaspion e Darth Vader do Guerra nas Estrelas. São tão parecidos fisicamente como na maldade pura.


Satan Goss deve estar enganado. Seu filho deve ser Darth Vader e não o MacGaren

2. Hakaider x Darth Vader
Segundo a edição da revista 100 Respostas Star Wars da Editora Abril, George Lucas teve em Hakaider, inicialmente um vilão de Kikaider, sua principal inspiração para compor o visual de Darth Vader.
 
Hakaider inspirou George Lucas. Queria alguém tão mau quanto.

3. Alien x Freeza 3°forma
Akira Toriyama inventa tantas aparências alternativas pra um só vilão que numa dessas o aspecto físico fica parecido com outro personagem do mal. Na terceira forma de Freeza é inegável que o changeling fica parecido com o cinematográfico Alien.
Freeza nesta forma fica bem parecido com o Alien. Só que bombado.

4. Buba x Predador
Sem nada confirmado, há rumores que o inesquecível Buba, o pirata espacial em Changeman, serviu de base para a composição do Predador. O que acham?

Será que se o Buba tivesse tirado a máscara teria aquele bocão feio do Predador? Não!

5. Gambit x Jin-E
Nobuhiro Watsuki, mangaká de Samurai X, confessou em seus relatos no próprio mangá do andarilho que se inspirou em Gambit dos X-Men para fazer o  primeiro vilão de verdade do Kenshin, Jin-E.
- Sobre a base para o desenho, eu me baseei em um integrante famoso de uma equipe de mutantes dos "comics" americanos (acho que todo mundo já sabe quem é). Eu fiquei fã desde que eu vi há três anos um desenho feito pelo Jim Lee e agora estou até colecionando bonecos da equipe.

Na boa Watsuki, nem precisava confessar.

6. Robocop x Jiban
Jiban foi uma produção que aproveitou o sucesso do policial de aço do Ocidente, Robocop. Jiban seria uma continuação do tema de seu anterior na linhagem metal-hero, Jiraya, como um ninja policial. Porém a fama de Robocop fez com que o tema ninja fosse deixado de lado e preferiram modificar para um policial robô. Obteve êxito, já que Jiban fez muito sucesso não só no Japão como no Brasil também.


Tanto o Ocidente quanto o Oriente estão bem protegidos com esses dois.

7. Kikaider x Metalder
Se o vilão de Kikaider serviu de base para a criação de um personagem, imagina o herói. Shotaro Ishinomori, o senhor dos mangás, também criou diversos tokusatsus e entre eles está o Kikaider. Não é de se estranhar que uma legião de artistas fãs dos seus trabalhos pegariam de inspiração personagens do mestre para se basearem. Eis que assim surge Metalder.


Metalder e Kikaider são realmente muito parecidos.
Mas nesse caso foram entre japoneses mesmo.


8. Mickey x Astro Boy
Assistindo desde sua infância os desenhos animados da Walt Disney, Osamu Tezuka, se influenciou nessas animações quando passou a criar seus próprios personagens. O Deus dos Mangás é confesso admirador das produções Disney e já chegou a declarar que assistiu à Bambi por mais de 80 vezes.


Osamu Tezuka criou Astro Boy com aspectos físicos inspirados no Mickey Mouse.

9. Miya x Teletubbies
Bem, uma coisa me leva a pensar que a mulher que inventou os Teletubbies era fã de Jaspion. Defendo a tese de que a Miya é a percussora dos Teletubbies. Reparem nas orelhas pontiagudas, na antena na cabeça e na maneira de se comunicar deles. Miya até ia pro pau na série, não sei se os Teletubbies encarariam uma luta como ela.


Miya e os Teletubbies. A espécie deveria evoluir, não?!

10. Kimba x Simba
Não tem como negar: O Rei Leão é cópia descarada do Leão Branco. Talvez essa seja a discussão sobre direitos autorais mais famosa do mundo da animação. Desde quando repararam que o filme tinha toda uma relação com a animação do Osamu Tezuka, não se fala de outra coisa senão a autenticidade da produção Disney. Até hoje a Disney Company jura de pés juntos que tudo não passou de coincidências. Acredite quem for tolo. Personagens desde o macaco xamã até as hienas, tudo é semelhantíssimo, inclusive no nome dos personagens principais. Se quisesse, a mulher de Tezuka poderia ter ganho um bolão no processo sobre os direitos autorais de Kimba, mas ela preferiu não continuar com o processo, uma vez que ela entende que o Rei Leão foi uma homenagem à obra original e que seu falecido marido ficaria muito feliz com a homenagem prestada.


Simba, cópia de Kimba no visual, na história e no sucesso.










2 comentários:

  1. satan goss é o irmão gemeo de Darth Vader, jiban é o RoboCop japones,e metalder e kikaider são borrachas que apagam lápis e caneta

    ResponderExcluir